Projetos de investigação científica

Anuários

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da OCC – novembro de 2016.

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da OCC – outubro de 2015.

- “Anuário Financeiro das Freguesias Portuguesas 2014”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M & Gomes, P., com o apoio e financiamento da OCC – outubro de 2015.

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2013”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da OTOC – julho de 2014.

- ”Setor Empresarial Local - Atualização do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da OTOC – dezembro de 2013.

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da OTOC – julho de 2013.

- “Anuário do Setor Empresarial do Estado 2011”, da autoria de Carvalho, J; Cardoso, C.; Fernandes, M. J.; Silveira, O.; & Camões, P., com o apoio e financiamento da OTOC – dezembro de 2012.

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2010”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. and Jorge, S., com o apoio e financiamento da OTOC – fevereiro de 2012

- “Anuário do Setor Empresarial do Estado – 2009 e 2010”, da autoria de Carvalho, J; Cardoso, C.; Fernandes, M. J.; Silveira, O.; & Camões, P., com o apoio e financiamento da OTOC – setembro de 2011

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2009”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da OTOC – abril de 2011

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2008”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. and Jorge, S., com o apoio e financiamento da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) – abril de 2010

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2007”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. and Jorge, S., com o apoio e financiamento da FCT e da CTOC – junho de 2009

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2006”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da FCT e da CTOC – abril de 2008

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2005”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. and Jorge, S., com o apoio e financiamento da FCT e da CTOC – junho de 2007

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2004”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. and Jorge, S., com o apoio e financiamento da FCT e da CTOC – junho de 2006.

- “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses - 2003”, da autoria de Carvalho, J; Fernandes, M; Camões, P. & Jorge, S., com o apoio e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC) – junho de 2005.

 

Outros

"O processo de mudança da contabilidade pública como resultado da adoção das IPSAS na Península Ibérica”. Com financiamento aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, este projeto tem como principal objetivo investigar as mudanças da contabilidade no setor público da Península Ibérica, como resultado do processo de adaptação das IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao Setor Público), envolve a participação de 4 membros do CICF, 1 docente do IPCA, e 6 membros externos pertencentes à Universidade de Coimbra, universidades de Espanha, Suécia e Austrália, e deverá ter a duração de três anos, com início em janeiro de 2016.

- “Proposta de alterações às regras previsionais, às regras de execução orçamental definidas no POCAL e recomendações para o controlo da despesa e da receita dos municípios”. Investigadores: João Carvalho e Maria José Fernandes (CICF-IPCA), juntamente com outros investigadores do Núcleo de estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL) da Universidade do Minho. Projecto concluído em 2014.

- “Revisão da versão em Português das Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas ao setor público”, em colaboração com a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) e a International Federation of Accountants (IFAC). Este projeto resultou já no Manual Português do Setor Público Normas Internacionais de Contabilidade, disponível no site da IFAC. Investigadores: João Carvalho, Patrícia Gomes, Maria José Fernandes, Susana Rua e Verónica Ribeiro. Projecto concluído em 2013.

- “A Eficiência do Uso dos recursos Públicos e a Qualidade da Decisão Municipal Portuguesa”. Investigadores: João Carvalho e Maria José Fernandes (CICF-IPCA), juntamente com outros investigadores do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas (NEAPP), Universidade do Minho. Projecto concluído em 2008.

 

Outros projectos submetidos para avaliação

Projecto de Investigação submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): “POMPEIA – Observatório de Accountibility e Transparência no Sector Público”
Referência: PTDC/IIM-GES/6975/2014

Projecto de Investigação submetido à FCT: “Determinantes da gestão de resultados e seus efeitos na re-eleição dos autarcas”
Referência: PTDC/IIM-GES/6973/2014